terça-feira, 9 de junho de 2009

ERA FATAL

Como era previsível, na noite das eleições os do costume iniciaram a manobra de diminuir a grande vitória da CDU a nível nacional e concelhio.
Primeiro, começaram por martelar as percentagens, usando a dualidade de critérios ao arrepio de tudo o que é comum fazer quanto a arredondamentos. Enquanto no caso da CDU arredondaram as décimas para baixo quando deveriam arredondar para cima (10,66% arredonda-se para 10,7% e não para 10,6%), noutros casos arredondam para cima o que matematicamente deveriam arredondar para baixo (10,73% arredonda-se para 10,7% e não para 10,8%). Mas a vontade de esconder o êxito da CDU é maior do que as boas regras da matemática, como se pode ver nas primeiras páginas de alguns jornais e nos indicadores de algumas estações de televisão.
Depois, deixaram de falar no facto de a CDU ter crescido 70.000 votos das eleições de 2004 para as de 2009, isto no plano nacional, e de ter aumentado 2.000 votos no mesmo período, mas no plano concelhio, e de em ambos os planos ter acrescentado 1 ponto percentual aos resultados anteriores, passando a falar do pormenor de ter passado de terceira força para quarta, ao mesmo tempo que apresentam o CDS como um dos grandes vitoriosos do dia, escamoteando o facto de ter passado de quarto para quinto. É o rigor informativo que temos e que a CDU bem conhece e não estranha!
Por nós podem continuar a tentar deformar a verdade, que isso não nos faz perder o sono nem mudar de estratégia e muito menos nos desvia do caminho que decidimos percorrer até aos próximos actos eleitorais e depois deles, quaisquer que sejam os resultados.
A verdade nua e crua é que a CDU teve mais votos e mais percentagem. Está mais forte e com mais confiança. E isso, sabemo-lo bem, incomoda os nossos coveiros e aparentados.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home